segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Beleza e cultura afro-brasileira brilharam no céu de Madalena

Estrelas negras brilharam no céu de Santa Maria Madalena na última sexta-feira. No feriado dedicado a Zumbi dos Palmares e à celebração da consciência negra, madalenenses de diferentes cores, origens e gerações se reuniram no Clube Montanhês, para uma tarde/noite de confraternização, cultura e beleza.

Quem perdeu a festa pode conferir aqui o que rolou. Quem estava lá, aproveite para curtir de novo!
 Beleza Negra: Amanda Neves (1º lugar, ao centro), com Juliana Silva (esq., 2º lugar) e Cristiane Santos (3ª)
Beleza Negra masculina: Yuri (1º lugar), William (esq., 2º colocado) e Igor (3º colocado)

Teve exposição em homenagem a negros ilustres nas artes, na medicina, na política, na história e na literatura. Brasileiros como Aleijadinho, Pixinguinha, Machado de Assis, Juliano Moreira...



... estrangeiros como Nelson Mandela, Barack Obama e Ray Charles...




... e com espaço também para estrelas madalenenses...
Relembrando a grande banqueteira de Madalena

 Maíra se orgulhou da homenagem à avó Piedade, guardiã da folia de reis


Outra expo mostrou a inspiração africana dos alunos da Escola Barão de Madalena.





 Quem se encantou com a árvore enfeitada com bonecas Abayomi teve oportunidade de aprender a fazer as pequenas bonecas negras, na oficina ministrada pela Maria do Carmo do Dezessete.




Muita gente tirou onda com as tranças afro feitas pelas cabeleireiras Jomara e Angela.


A oficina de Zumbra Afro, comandada por Thaís Siqueira, exigiu fôlego dos participantes. Só moças na foto, porque os rapazes presentes se esconderam das câmeras.
.
Mas eles brilharam em muitos outros momentos.
Os capoeiristas de Madalena emocionaram a plateia

O grupo madalenense Os Produzidos foi a grande revelação da noite. Eles conquistaram o público com a exibição da divertida dança angolana Kuduro...


...e com a apresentação de funk, hip hop e passinho, contribuições culturais dos jovens afro-americanos e afro-brasileiros para o mundo. 

Como não podia deixar de ser, o brilho da festa se refletiu nos olhares encantados da plateia.



Versos de Onésimo da Silveira, poeta africano de língua portuguesa


AGRADECIMENTOS: A Associação Pró-Cultura e a Casa da Cultura agradecem o generoso apoio das seguintes pessoas e empresas:

Mistura Fina,  Paschoal Presentes, Parada Obrigatória, MCW Bolsas e Mario Guimarães, que ofereceram os prêmios e presentes para os vencedores do concurso Beleza Negra. Restaurante Varanda da Serra, que colaborou para a decoração do Clube Montanhês; Escola Barão de Santa Maria Madalena, que cedeu a exposição de arte dos alunos da prof. Selma Nardacci; às oficineiras Angela, Jomara, Thaís e Maria do Carmo; e aos jurados que aceitaram o convite para a difícil tarefa de escolher os vencedores do concurso Beleza Negra.  

Os cinco candidatos ao título de Beleza Negra masculina
Também aproveitam para cumprimentar todos os candidatos e candidatas que participaram do concurso Beleza Negra e mostraram com orgulho a beleza, a elegância e a simpatia dos madalenenses afrodescendentes.
As oito candidatas ao título de Beleza Negra feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário