domingo, 20 de dezembro de 2015

Madalena inspira nova biblioteca serrana em lugar incomum

Vilarejo na Serra de Macaé ganha "Biblioteca de Rua", inspirada na FLIM, a festa literária de Santa Maria Madalena. A colorida barraca de livros fica às margens da RJ 162, em frente ao Colégio Municipal Natálio Salvador Antunes, no distrito de Córrego do Ouro - Macaé.
A ideia surgiu no dia em que professores e alunos da escola ganharam um NÃO! para outro projeto: eles queriam construir uma sala de aula com materiais ecológicos e telhado verde (aqueles telhados cobertos deplantas). Para financiar o projeto, convidaram o gerente de uma transnacional de engenharia que atua em Macaé a visitar a escola. O homem apontou uma série de dificuldades técnicas e jurídicas e vaticinou que a ideia não sairia do papel. Mas, no final da conversa, mencionou um grande projeto que a empresa apoia de fomento à leitura. Não ofereceu ajuda, mas um dos professores, Rodrigo Romeiro, lembrou-se da iniciativa madalenense e conseguiu mobilizar professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Construíram a barraca nos horários vagos, captaram doações de livros usados e, em agosto, Rodrigo comprou alguns na FLIM,em Madalena. Também aproveitou o evento para contatar jovens escritores e levá-los a Córrego do Ouro para conversar com os alunos. "Agora o projeto está na rua, mas não concluído, pois nossa intenção é ancorar algumas novas atividades referentes à biblioteca e mesmo espalhar a ideia pela serra", diz ele."Fica nítido que o que falta é a iniciativa, o oferecimento desse tipo de cultura, pois essa população serrana é naturalmente sensível a esse tipo de viagem!" - garante. Os próprios usuários se responsabilizam por pegar o livro, emprestar se quiserem e depois devolvê-lo. A Biblioteca de Rua da Serra de Macaé aceita doações de livros (só não recebe obras didáticas).
Ah!!! O projeto do telhado verde foi redimensionado e, com recursos próprios, os alunos concluíram uma fase: montaram um pequeno modelo de casa em madeira, com o telhado verde real, funcional! O plano para 2016 é experimentar o uso de bambu para montagem da sala de aula alternativa em tamanho real. Brava gente brasileira que não desiste!

2 comentários:

  1. Tudo graças ao nosso professor genial e criativo que nos apresentou o projeto !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à FLIM por ser fonte de inspiração! Parabéns ao professor, equipe e alunos pela iniciativa. Quem semeia Cultura colhe um futuro melhor, constituído de pessoas mais civilizadas, críticas, reflexivas e dispostas a debater a realidade circundante, bem como a propor alternativas que tragam boas soluções para o coletivo.
    Cultura e educação deveriam andar sempre juntas e serem entendidas como as prioridades das prioridades de governo e sociedade. Vamos chegar lá! E quando chegarmos, o Brasil vai ser uma grande nação.

    ResponderExcluir